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QR Code: as incríveis possibilidades que você ainda não conhece!

O uso do código vem crescendo anualmente e, mais do que nunca, está consolidada a sua relevância. A geração de QR Codes aumentou em mais de 400% nesse ano.

07 abril/2023
Imagem de QR Code: as incríveis possibilidades que você ainda não conhece! 

O significado do termo QR Code é Quick Response Code (código de resposta rápida). Nada mais é do que um sistema de codificação de caracteres e informações. O que diferencia esse código de outros tipos, como o código de barras, por exemplo, é a quantidade de informação que ele pode codificar. A capacidade do QR Code é 100 vezes maior do que o código de barras. Se você quer saber mais sobre a história do código acesse este link. Continue lendo este artigo para conhecer algumas das incríveis possibilidades que o QR Code pode oferecer.

Outra vantagem do código QR é a facilidade de leitura. Qualquer smartphone, mesmo que necessite de um aplicativo, pode ler o código. Além disso, ele pode ser usado para uma infinidade de estratégias. Devido a grande quantidade de informações que ele pode armazenar, o QR Code pode ser usado até mesmo para a organização de estoque de uma fábrica, ou loja, ou na venda de produtos, por exemplo. Entretanto, ele geralmente é utilizado para resolver problemas bastante simples, como em trasações de pagamento, em campanhas de marketing e outros. 

O uso do código vem crescendo anualmente e, mais do que nunca, está consolidada a sua relevância. A geração de QR Codes aumentou em mais de 400% nesse ano. Quanto mais o mercado avança nas interações com os seus clientes mais ele tem sido aceito e utilizado. O PIX e os pagamentos através do código são um dos maiores exemplos da aceitação das pessoas e as facilidades que essa ferramenta tem para oferecer. 

QR Codes em campanhas publicitárias 

Os QR Codes têm sido amplamente utilizados em campanhas de marketing para aumentar o tempo e as formas de interação com os clientes finais. As principais formas de utilização que as empresas estão dando para o código são: 

  • Cupons e promoções: usados para oferecer descontos ou promoções especiais aos clientes, incentivando-os a fazer uma compra; 
  • Links para websites ou aplicativos: podem ser usados para direcionar os clientes para um website ou aplicativo específico; 
  • Informações do produto: também podem ser usados para fornecer informações adicionais sobre um produto ou serviço.  
  • Guia turístico: em pontos turísticos, os QR codes podem ser utilizados para fornecer informações turísticas aos visitantes; 
  • Pesquisas de opinião: podem ser usados para pesquisas de opinião e feedbacks dos clientes; 

Porém, essas são apenas as estratégias de marketing mais comuns que utilizam o QR Code. É muito importante entender que as possibilidades são praticamente infinitas e dependem da criatividade e dos objetivos da empresa. É sobre essas possibilidades que vão além do óbvio que queremos falar neste blog. Te mostrar algumas ideias que fogem o comum para, talvez, te dar algumas ideias do que fazer no seu negócio. 

Como usar os QR Codes de maneira inovadora? 

O principal objetivo de as grandes empresas utilizarem os QR Codes em campanhas publicitárias é gerar interação e medir o engajamento dos clientes. Eles geralmente são usados para direcionar o público-alvo para uma landing page específica ou para fornecer informações adicionais sobre um produto. Fazendo isso elas sabem a quantidade de pessoas que se interessa por suas campanhas, aumentam a visibilidade da marca, sabem que tipo de smartphone essas pessoas possuem, qual o local com maior escaneamento, entre outras informações estratégicas interessantes.  

Quanto mais as empresas testam novas formas de interação com seus clientes, mais elas se tornam inovadoras nessas interações. São exemplos disso empresas como a Coca-Cola, a Nivea e o McDonald’s. Não estamos dizendo que interações simples, como levar seu cliente para uma landing page promocional, ou para um canal com mais informações sobre um determinado produto, são estratégias ruins. Desde que por trás desse destino haja um bom plano estratégico que encaminhe quem escaneou o código realize o que a estratégia planejou. Ainda assim, você pode usar o código QR para realizar ações fora da curva e que gerem uma experiência interessante e interativa com o seu público. 

Veja as incríveis possibilidades do QR Code: 

Coca-Cola – “Share a Coke” 

A Coca-Cola usou QR Codes para criar uma experiência personalizada para seus clientes. A campanha permitia que os consumidores pudessem colocar o seu nome na lata, ou na garrafa do refrigerante após a leitura do QR Code. Além disso, eles os consumidores tinham a liberdade de personalizar a embalagem de outras formas e compartilhá-la com os seus amigos nas redes sociais.

Campanha de personalização do nome e da mensagem da embalagem.

Nivea – “Sun Kids” 

A Nivea usou QR Codes em suas embalagens de protetor solar infantil para permitir que os pais monitorem seus filhos na praia. Quando os pais digitalizam o código QR, eles recebem um aplicativo que alerta quando a criança está sob o sol há muito tempo, lembra de reaplicar o protetor solar e fornece dicas de segurança na praia. 

Campanha de cuidado com a proteção solar dos filhos.

McDonald’s – “McDonald’s Gives Back” 

O McDonald’s usou QR Codes em seus copos de refrigerante para incentivar doações a organizações sem fins lucrativos. Quando os clientes digitalizam o código QR no copo, eles são direcionados para uma página de doação onde podem escolher uma organização sem fins lucrativos para doar.  

Campanha de doação para instituições sem fins lucrativos.

QR Codes em eventos 

Check-In 

Os eventos têm sido grandes usuários dos códigos QR também. A usabilidade dos códigos é bastante diversificada. Eles são usados para otimizar o processo de check-in dos participantes. Eles apresentam seus ingressos com o código impresso neles, ou em seus dispositivos móveis que são validados na entrada.  

Informação 

Os materiais informativos sobre o evento podem ser acessados por um código também. O evento pode colocar cartazes em locais estratégicos para que os participantes possam escaneá-los para saber a programação do evento, detalhes sobre os palestrantes, patrocinadores e muito mais. 

Pesquisa de satisfação 

Os eventos podem distribuir QR Codes para incentivar os participantes a participarem de pesquisar de satisfação. Dessa forma, a equipe organizadora pode arrecadar informações estratégicas. Com essas informações importantes sobre o evento eles podem atuar nos problemas apontados pelos participantes para deixar as próximas edições ainda melhores. 

Interatividade 

Há a possibilidade de criar algumas interações inovadoras e interativas com os participantes através de QR Codes. Os organizadores podem utilizar o código QR para deixar as sessões de palestras mais interativas, por exemplo. Nas salas onde irão ocorrer as palestras pode haver QR Codes que ao serem escaneados permitem aos participantes interagirem com o palestrante. Uma forma simples de fazer perguntas ou deixar um feedback. 

Jogos e competições 

Por fim, o evento pode oferecer jogos e competições através da digitalização do código. Esses dois exemplos são formas de incentivar a participação e o envolvimento dos participantes. Os organizadores podem criar uma caça ao tesouro, no qual os participantes precisam escanear códigos em diferentes lugares do evento para ganhar prêmios. Aumentando, dessa forma, a circulação dos participantes em todos os locais importantes do evento. 

E aí, o que achou dessas incríveis possibilidades do QR Code? Bastante interessantes não é mesmo? Você sabia que era possível ir além com o uso de QR Codes? Se você gostou desse tipo de conteúdo continue nos visitando, pois logo, logo, iremos compartilhar mais conteúdos interessantes como esse!