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Benefícios do uso do QR Code para empresas

As tecnologias são essenciais para mover a economia, as empresas, melhorar o desempenho e evoluir o mercado, conquistar mais clientes e mantê-los.

05 agosto/2021
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Com as redes sociais, o acesso maior a informação e também à internet, sabemos que nenhuma companhia consegue se destacar de sua concorrência se não souber administrar bem a tecnologia. São milhões de possibilidades que podem ser usadas nessa empreitada, como o QR Code, aplicativos sociais, e-commerce, entre outros. Neste artigo você conhecerá alguns benefícios de usar um QR Code na empresa.

O uso dessas tecnologias permite que você mostre credibilidade, valorize mais seus produtos e serviços e também melhoram seu lucro. Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, vamos mostrar como usar o QR Code e quais benefícios ele pode te oferecer.

O que é o QR Code?

Antes de saber como usar o QR Code, vamos ver o que ele é? O QR Code nada mais é do que um gráfico 2D, que mais parece uma caixa preta com várias outras caixinhas dentro, divididas entre linhas brancas que são implementadas em diversas frentes. Nela contém todos os dados que são pré-estabelecidos, sejam eles números de telefone, SMS, textos ou até mesmo site.

O Código QR vem da palavra em inglês Quick Response. Ele pode ser facilmente escaneado por aparelhos que tenham câmeras, principalmente celulares, as barras bidimensionais. Eles podem armazenar uma grande quantidade de caracteres como alfanuméricos (cerca de 4.296), binários (até 2.953), numéricos (7.089) e até mesmo do alfabeto japonês/kanji (1.817). Ele é usado em revistas e jogos, e normalmente mostra dicas, páginas da internet e informações de empresas que estão dispostas a se mostrar para um público cada vez mais conectado. Para isso, é você quem define tudo o que será ‘inserido’ nesse código.

Hoje já é possível encontrar os QR Codes em estacionamentos de shoppings, cardápios, etiquetas, entre outros. Já em jogos e páginas ele tende a mostrar dicas que são valiosas para quem está navegando. Além disso, os QR Codes também vêm sendo utilizados como estratégias de marketing, principalmente as que trabalham em comércio online.

Como esse código surgiu?

O QR Code foi criado no país mais tecnológico de todo o mundo, o Japão. Os responsáveis pela descoberta foram os profissionais da empresa Denso-Wave no ano de 1994. Na época os códigos eram usados para a identificação na indústria automobilística. A Denso é uma das filiais do Japão da Denso Toyota, a responsável pelo desenvolvimento dos QR Codes e de todo o esquema de marcações, componentes, subconjuntos e elementos que visam acelerar os processos.

Foi apenas em 2003 que os QRs começaram a ser adicionados em aparelhos de telefones móveis, graças às câmeras fotográficas cada vez mais precisas e integradas com a tecnologia mundial. Em seu país de origem, os QR Codes são usados em todas as propagandas, assim como nas autorizações de residência no país. O sucesso deles é tanto que o mundo já vem conhecendo as vantagens do QR Code e fazendo com que eles se popularizem ainda mais. Isso fez com que esses códigos acabassem recebendo normas internacionais.

Seu sucesso se dá por conta de sua segurança e também da possibilidade de serem lidos mesmo quando a superfície onde estão forem escurecidas ou sofram qualquer tipo de dano. Ele já foi feito em calçada portuguesa e também no calçadão de Copacabana. No Brasil, eles chegaram apenas em 2007, quando a Fast Shop o usou pela primeira vez em um informe publicitário. Menos de um ano depois ele já era implementado em propagandas de cerveja, em anúncios de operadoras de celulares e também em publicações jornalísticas impressas.

Aqui no país o código já virou, inclusive, etiqueta de peças conhecidas como ‘etiquetas-faladas’, isso porque conseguia falar sobre todo o processo de criação e concepção da coleção de um projeto de Moda Praia, de um projeto de Moda inclusiva.

Com o tempo os benefícios de usar um QR Code na empresa começaram a ficar cada vez mais nítidos e hoje o código está bastante difundido, apenas de poucas pessoas e empresas as utilizarem nas suas estratégias internas e externas. Ou seja, ainda há um vasto campo a ser explorado pelo código e pelos negócios.

Como ele funciona?

Agora que você entendeu como usar o QR Code, vamos entender como ele funciona? Como já dissemos antes, o QR Code só pode ser lido por meio de uma câmera fotográfica e por um programa de computador que consegue ler os códigos bidimensionais. Com isso, o aplicativo consegue ler a mensagem que foi inserida na imagem. Todo código QR tem uma espécie de margem, que delimita onde ele começa e onde deve acabar. Nos quatro cantos dessa delimitação existe uma espécie de caixinhas menores, que ficam sempre em destaque. São elas as responsáveis pelo formato do código e também por mostrar a sua função. Por isso, sabemos que é ali que se consegue registrar se o QR será em letras ou números. São nessas extremidades também que saberemos o caminho que ele seguirá para ser decodificado, independente de um site, uma rede social, entre outros.

As outras partes da imagem possuem a informação dele, que são colocados em pequenos módulos, os bytes. Ao todo são 8 bytes em apenas um QR. Além disso, no canto dos códigos existem algumas regiões que determinam qual a sua versão, como 21×21 módulos ou até mesmo 177×177. Atualmente existem nada menos do que 40 tipos diferentes de QR Codes existentes. Há ainda as timing patterns, que servem como uma espécie de orientadores de posicionamentos tanto para a coluna quanto para as linhas de cada código. Já a referência de alinhamento é visto em um quadrado menor, que pode ser visto como o guia de leitura dos códigos.

Como usar o QR Code para minha empresa?

O QR Code pode ser utilizado para melhorar a identidade e o modo como sua empresa ‘se mostra’ para o grande público. Ele pode ser usado para guiar o consumidor para um site ou até mesmo endereço e que o ajudará a te encontrar e conhecer mais sobre o seu trabalho. Podemos encontrar os QR Codes em pilares de estacionamento, em cardápios, livrarias e até mesmo em baús de caminhão. Eles também são vistos em etiquetas de roupas, em embalagens de produtos e alimentos e em calçadões, como o da praia mais famosa do Brasil.

As empresas podem usar os QR Codes como weblinks, em SMS. e-mail ou até mesmo para que o consumidor possa marcar um evento em sua agenda ou calendário. Elas também podem o código para garantir a entrada de eventos e manter o controle das pessoas que estão na festa, como currículo, para compartilhar wi-fi e até mesmo para realizar as autenticações bancárias. Além disso, é importante lembrar que os QR Codes geram uma economia enorme para a publicidade, já que ocupa menos espaço em publicações e pode ser inserido em diversos locais e não apenas nas páginas de uma revista ou jornal.

Veja aqui mais formas para utilizar os QR Codes na sua empresa e como elas podem contribuir para os processos internos ou mesmo com a interação com o seu cliente final.

Passo a passo: como usar um QR Code em marketing?

Agora, sabendo como o QR Code é útil para as ações de comunicação e integração de uma empresa, você deve estar interessado na informação prática sobre como criar e usar um QR Code. Esse gráfico pode ser utilizado em estratégias de marketing offline e também no digital, onde tem mais força e pode colocar um possível cliente “na cara do gol”.

Claro que, como em qualquer ação de marketing e vendas, tudo deve partir de um objetivo. O planejamento a partir do objetivo é o que garante que a tecnologia será bem empregada e trará bons resultados. E tudo seguindo um orçamento, o que vai moldar o formato e o tamanho da ação com o QR Code. Quer começar? Considere os seguintes passos na sua estratégia:

• Conhecer o público

É o primeiro passo, essencial para definir se a ação terá aderência e resultados positivos. Essa etapa começa com uma documentação de quem é o público da empresa e, mais especificamente, o público de interesse para a ação, seja de marketing, relacionamento, vendas, etc.

O QR Code, apesar de não ser uma grande novidade, ainda é uma tecnologia que exige conexão com a internet ou redes específicas, além das ferramentas certas para leitura do gráfico. Jovens e adultos têm um conhecimento maior sobre essa solução e, consequentemente, maior a chance de engajarem com a ação.

Nichos de mercado também se beneficiam do código, como o de tecnologia, games, moda, saúde e estilo de vida. A empresa pode ainda considerar a faixa de renda, o consumo de mídia e dados geográficos sobre o público para analisar a eficácia da estratégia com QR Code.

Esse é um dos maiores benefícios de usar um QR Code na empresa, pois informação é a nova moeda do momento. As empresas de maior valor no mercado são aquelas que detém o maior número de informações consigo, como Google e Facebook, por exemplo.

• Focar no conteúdo principal

O conteúdo, nesse caso, é a peça em que o código estará presente. Pode ser impressa, como é o caso de banners, catálogos, publicidade em revista, etc, ou digital, distribuída via e-mail, dentro de aplicativos, nas redes sociais e por aí vai. Esse conteúdo é importante porque um QR Code solto em qualquer lugar com certeza não terá nenhuma função.

Seja qual for a mídia escolhida para distribuir o código, o conteúdo que o acompanha deve ser bem construído, considerando a etapa da jornada da compra em que a persona da sua empresa está e também a relevância para ela. Construa bons textos e não dispense a próxima dica.

• Usar a criatividade e investir em design

Pontos importantes para atrair a atenção do leitor e encaminhá-lo para o link do QR Code. Além de um texto informativo e que provoque uma pontinha de curiosidade, os elementos visuais também entram para o time. É importante considerar a diagramação, cores usadas, a identidade visual da empresa e da campanha, CTAs (os textos que chamam o leitor para uma ação) e botões.

Lembrando que o mais importante é ver o código e ler o quadro, seguindo para o link da oferta. Deixe o em uma parte estratégica da peça, em tamanho adequado.

Os benefícios de usar um QR Code na empresa para otimização do design e da criatividade são enormes. Usar a tecnologia a seu favor nessas estratégias aproximam o negócio ainda mais de seus clientes e possibilitam a oferta de mais informações, promoções, contatos, em geral, com o cliente final.

• Gerar QR Code e testar

O código é gerado a partir de ferramentas disponíveis para desktop ou aplicativos de celular. O usuário precisa incluir o link – uma landing page de material rico ou uma oferta exclusiva, por exemplo – na ferramenta que gera o gráfico, que pode ser baixado em formatos como PNG ou PDF.

Com o QR Code pronto, teste a sua leitura algumas vezes, considerando a câmera de diferentes aparelhos de celular, a mídia em que está e também o tamanho do código.

• Acompanhar os acessos e analisar resultados

Esse é o passo seguinte após a divulgação do código. Com ferramentas de monitoramento e Analytics, é possível obter os resultados do uso do QR Code no marketing, sabendo quantas pessoas acessaram o link, quais páginas visitaram, quantas converteram na página, etc.

Esse é um dos principais benefícios de usar um QR Code na empresa. Não é o suficiente ser super criativo e ter os processos organizados se você não acompanha os dados. Como dito anteriormente dados são a nova moeda do momento. Com eles em mãos podemos identificar o que deu resultado e melhorar o que não deu.

Ferramenta para fazer o seu QR Code

• QRPlus: https://www.qrplus.com.br

Este é um site que conta com centenas de recursos para criar seu próprio código de forma totalmente gratuita ou paga, dependendo do que você quer criar. Nele você também consegue acompanhar todas as estatísticas do seu QR Code e também seu download. Nele você seleciona qual o tipo de dado quer armazenar, o tipo que deseja salvar.

Dessa maneira você pode usar a tecnologia a seu favor sem ter que gastar muito do seu orçamento para alcançar seu objetivo.

Como usar um QR Code para promoção?

Você com certeza já entendeu bem que o QR Code é uma tecnologia prática e barata para incluir em ações de marketing. Com isso, por que não aplicar os códigos para fechar mais vendas através de ações promocionais? Muitas empresas já experimentaram, a exemplo da Emart citada anteriormente.

Com a possibilidade de divulgá-los em mídias online e offline, a empresa pode criar um QR Code direcionado diretamente a uma oferta exclusiva (o que já instiga o cliente pelo tratamento diferenciado), e para isso é preciso estruturar o e-commerce ou pelo menos uma landing page.

Usar o QR Code em promoções de vendas é interessante para lojas virtuais e também para comércios e prestadores de serviços que tenham alguma presença digital. Outro caso é, como o da Emart, a distribuição de cupons de desconto com o código, o que estimula a compra no ponto de venda ou na internet.

Lembre sempre de considerar os passos indicados nesse texto para planejar e implementar o QR Code em ações de marketing, sabendo todos os prós e contras dessa tecnologia.

Esse é um dos exemplos de benefícios de usar um QR Code na empresa com foco na interação com o cliente final. Quanto mais contatos temos com eles, maior a chance dele consumir os produtos ou serviços do negócio.

Conclusão

Muito bem, agora você entendeu como usar um QR Code e também como gerá-los. A função desses códigos gráficos é de facilitar o acesso do público a materiais digitais, compatíveis com desktop ou smartphones. Ele também funciona como plataforma para realidade aumentada, o que não necessariamente consegue converter um visitante em cliente.

A tecnologia não é novidade mas ainda pode ter bons usos, sempre seguindo a ideia de planejamento da ação e uma boa pesquisa de mercado e de mídia para identificar a aderência do QR Code entre o público estimado ou desejado.

E claro, como qualquer estratégia de marketing e vendas, é de extrema importância monitorar e mensurar os resultados obtidos a partir do QR Code. Fazendo uma boa integração de landing pages e site, usando um pixel de monitoramento dos visitantes, fica mais fácil gerar relatórios sobre os resultados da ação.

Agora que você já sabe todos os benefícios do QR Code e o que ele pode fazer por você, utilize essa ferramenta como mais uma estratégia de marketing de sua empresa e melhore sua relação com os clientes e com o mercado.