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Como usar o QR Code nas estratégias de Marketing?

As pessoas já estão adaptadas em apontar a câmera para um código e explorar um novo conteúdo, por isso a aplicação do QR Code em uma estratégia de Marketing apresenta vantagens e com resultados imediatos.

12 outubro/2020
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Com este texto você vai aprender várias formas de como usar o QR Code nas estratégias de marketing do seu negócio.

Percebendo como o QR Code é um recurso interessante, empresas têm utilizado essa ferramenta como facilitadora para aumentar as interações com o público-alvo.

Por conta de seu funcionamento, os empresários aplicam essas estratégias, frequentemente, em duas ocasiões: na oferta de algum conteúdo ou de maneira informativa. Há amplas possibilidades de explorar isso no Marketing.

As estratégias se encaixam bem com o QR Code porque é possível engajar muito mais por conta do processo simplificado de usar a câmera do seu celular. Assim, o consumidor pode se interessar por interagir e consumir, não importa o que, desde que se trate de algo do seu interesse.

Veja agora, como usar o QR Code nas estratégias de marketing, como aplicá-los e como gerar os resultados mais esperado pelas empresas:

Direcionar clientes para uma Landing Page

Uma das formas mais comuns de usar um QR Code nas estratégias de marketing é direcionar o usuário para uma Landing Page (página de pouso) específica, relacionada ao produto, a ação realizada ou ao serviço. É fundamental que haja um contexto definido e que esse direcionamento faça total sentido para o consumidor nessa ocasião.

Uma Landing Page sempre é criada para suprir uma estratégia e um objetivo em específico. Se a sua estratégia é conversão, essa Landing Page será montada de uma forma que incentive o seu cliente a comprar o seu produto ou serviço.

Indicamos que você evite QR Codes indexados à páginas muito generalistas. O ideal é que haja uma estratégia por trás do uso desse recurso, para então levar o código à Landing Page gerando conversões — seja uma venda, seja uma oferta de captação de leads, ou qualquer outra estratégia.

Oferecer download de conteúdos de apps

Divulgar um novo aplicativo pode ser a proposta da empresa, por exemplo, em uma ação de ativação em um evento, ou até mesmo por meio de publicidade na TV. O usuário só precisa direcionar a câmera do seu celular para o código para ser levado à página da loja de aplicativos.

Há diversas possibilidades de aplicar esse QR Code, como:

  • publicidade impressa em cartazes;
  • distribuição de panfletos promocionais;
  • impressão em embalagens de produtos;
  • veiculação em vídeos promocionais na web.

Oferecer mais informações sobre um produto

Outro uso comum de um QR Code nas estratégias de marketing é usá-lo com o objetivo de estender a experiência de compra, uma busca importante a qual empresas de todos os setores têm se dedicado.

Um produto pode ser mais interessante do que suas funções e finalidades básicas oferecem e a melhor forma de proporcionar isso é por meio da interação que ele pode gerar. Essa prática estimula o engajamento com propostas simples, mas eficazes.

Veja, por exemplo, um caso na prática do Café Perla Rossa. Na embalagem colocaram um QR Code que direciona para uma página com informações sobre a produção, tabela nutricional e outros dados importantes. Assim, o consumidor se sente mais integrado ao processo, o que facilita a fidelização.

Disponibilizar um envio rápido de uma mensagem

Um atendimento qualificado faz parte dos trabalhos de relacionamento com o cliente e também é uma vertente importante da estratégia de Marketing. Diante disso, você pode aplicar um QR Code para agilizar um possível contato que o consumidor precise fazer com a empresa.

Essa automação deve possibilitar o envio de uma mensagem rápida para algum canal de atendimento, seja um e-mail, ou um SMS, por exemplo.

Essa automação é um atalho interessante que gera satisfação ao usuário, já que simplifica muito o processo. O QR Code com essa finalidade pode ser incluído na home de um site ou até mesmo na embalagem de um produto, entre outras possibilidades.

Oferecer um cupom de desconto

Você pode usar, ainda, um QR Code nas estratégias de marketing para direcionar as pessoas para um cupom de desconto a ser utilizado em vários canais.

Por exemplo, uma ação física pode distribuir um código que leva até uma Landing Page com o desconto a ser aplicado em um e-commerce integrando o benefício à compra.

Também é possível aplicar esse QR Code em produtos, de modo que o código só seja visualizado quando a embalagem for aberta pelo consumidor.

Nessa estratégia, o que se estimula é o consumo recorrente, já que o benefício de desconto será concedido na próxima oportunidade.

Veja aqui mais formas de como usar o QR Code nas estratégias de marketing do seu negócio.