QRPlus

Como usar o QR Code nas estratégias de Marketing?

As pessoas já estão adaptadas em apontar a câmera para um código e explorar um novo conteúdo, por isso a aplicação do QR Code em uma estratégia de Marketing apresenta vantagens e com resultados imediatos.

Percebendo como o QR Code é um recurso interessante, empresas têm utilizado essa possibilidade como uma ferramenta facilitadora para gerar essas interações.

Por conta de seu funcionamento, essas etiquetas são aplicadas mais frequentemente em duas ocasiões: na oferta de algum conteúdo ou de maneira informativa. Por isso, há amplas possibilidades de explorar isso no Marketing.

As estratégias se encaixam bem com o QR Code, simplesmente porque é possível engajar muito mais por conta do processo simplificado de usar a câmera do smartphone.

Assim, o consumidor pode se interessar por interagir e consumir, não importa o que, desde que trate-se de algo do seu interesse.

A seguir, veja as principais formas de usar o QR Code, como são aplicadas e como elas geram resultados que as empresas estão sempre em busca.

Direcionar clientes para uma landing page

Um dos usos mais comuns é o direcionamento do usuário para uma landing page específica, relacionada ao produto, a ação realizada ou ao serviço. É fundamental que haja um contexto definido e que esse direcionamento faça total sentido para o consumidor nessa ocasião.

Portanto, é importante evitar QR Codes indexados a páginas muito generalistas.

O ideal é que haja realmente uma estratégia por trás do uso desse recurso, para então levar o código à landing page, assim gerando conversões — seja uma venda, seja uma oferta de captação de leads.

Oferecer download de conteúdos de apps

Divulgar um novo aplicativo pode ser a proposta da empresa, por exemplo, em uma ação de ativação em um evento, ou até mesmo por meio de publicidade na TV.

Assim, basta que o usuário direcione a câmera do celular para o código para que seja levado à página da loja de aplicativos.

Há diversas possibilidades de aplicar esse QR Code, como:

Oferecer mais informações sobre um produto

Estender a experiência de compra é uma busca importante a qual empresas de todos os setores têm se dedicado.

Um produto pode ser mais interessante do que suas funções e finalidades básicas oferecem, e a melhor forma de proporcionar isso é por meio da interação que ele pode gerar.

Essa prática estimula o engajamento com propostas simples, mas eficazes.

Veja por exemplo um caso na prática, do Café Perla Rossa. Na embalagem colocaram um QR Code que direciona para uma página com informações sobre a produção, tabela nutricional e outros dados importantes. Assim, o consumidor se sente mais integrado ao processo, o que facilita a fidelização.

Disponibilizar um envio rápido de uma mensagem

Um atendimento qualificado faz parte dos trabalhos de relacionamento com o cliente e também é uma vertente importante da estratégia de Marketing. Diante disso, um QR Code também pode ser aplicado para agilizar um possível contato que o consumidor precise fazer com a empresa

Essa automação deve possibilitar o envio de uma mensagem rápida para algum canal de atendimento, seja um email, seja um SMS, por exemplo.

Essa automação é um atalho interessante que gera satisfação ao usuário, já que simplifica muito o processo. O QR Code com essa finalidade pode ser incluído na home de um site ou até mesmo na embalagem de um produto, entre outras possibilidades.

Oferecer um cupom de desconto

Também é possível direcionar o QR Code para um cupom de desconto a ser utilizado em vários canais. Por exemplo, uma ação física pode distribuir um código que leve até uma landing page com o desconto a ser aplicado em um e-commerce, já integrando o benefício à compra.

Também é possível aplicar esse QR Code em produtos, de modo que o código só seja visualizado quando a embalagem for aberta pelo consumidor.

Nessa estratégia, o que se estimula é o consumo recorrente, já que o benefício de desconto será concedido na próxima oportunidade.