Atualmente, existem dois tipos de QR Codes que oferecem aplicações e funcionalidades distintas: o QR Code dinâmico e o QR Code estático. A escolha entre uma das alternativas vai depender exclusivamente da sua estratégia de marketing.
O QR Code dinâmico possibilita edições na imagem já gerada, enquanto o QR Code estático não pode ser alterado após a criação do código. Mas não é apenas esse aspecto que diferenciam as opções.
Acompanhe a seguir e entenda, afinal, qual a diferença entre QR Code dinâmico e estático, além de dicas para escolher a melhor solução para o seu negócio!
Para que serve um QR Code?
QR Code (Quick Response Code) ou código de resposta rápida, é uma espécie de código de barras que armazena diversas informações e dados. Hoje, é bastante comum ver câmeras de smartphones e aplicativos lendo QR Codes para uma série de finalidades.
Basicamente, o QR Code funciona como um hiperlink: basta apontar a câmera e ler o QR Code para ligar para um número, fazer pagamentos ou acessar sites, por exemplo. Por isso, a tecnologia é considerada uma ferramenta acessível e de fácil uso.
O QR Code está presente em todos os tipos de indústria, como varejo, marketing e logística, apresentando diversas funções em inúmeros segmentos do mercado. Geralmente, o QR Code permite o armazenamento de diferentes dados, como links, vídeos, músicas, textos, gráficos, entre outros.
Atualmente, existem diversas possibilidades para o uso do QR Code. As empresas que buscam pela tecnologia acabam se deparando com duas opções principais de QR Codes: o dinâmico e o estático. Entender suas diferenças é essencial antes de investir em uma ferramenta para tornar os processos mais otimizados.
Quais são as diferenças entre QR Code dinâmico e estático?
Ambas as opções de QR Codes têm a mesma função, no entanto, cada um dos códigos apresenta um limite de transações. Os modelos de codificação contam com particularidades, mesmo que possam ser lidos por qualquer tipo de smartphone e aplicativo.
Veja, a seguir, mais sobre as características e diferenças do QR Code dinâmico e estático!
QR Code dinâmico
O QR Code dinâmico é um código exclusivo para cada transação, ou seja, ele só pode ser utilizado uma única vez. Nesse modelo, é possível incluir dados e informações no QR Code, por isso, a opção tem sido cada vez mais adotada por e-commerces e em sistemas de cobrança formal.
Esse tipo de QR Code consegue armazenar links que redirecionam para um site ou aplicativo. Quem gera o QR Code dinâmico pode obter estatísticas de leitura do código, representando uma ótima vantagem. Outro diferencial é em relação à versatilidade, já que QR Code dinâmico possibilita a edição sem interferência da imagem gerada.
QR Code estático
O QR Code estático, por outro lado, pode ser adotado para múltiplas transações, mas o seu código não pode ser alterado. A opção é mais flexível e, por isso, indicada para pessoas físicas, pequenos varejistas e prestadores de serviços, já que o modelo armazena um conteúdo fixo e pode ser lido sem conexão com a internet.
No entanto, em caso de erro, o utilizador é obrigado a criar um novo QR Code. O formato estático não informa os dados de quem o utiliza, mas tem a vantagem de poder ser gerado de forma gratuita. Como o QR Code estático não permite o acompanhamento de estatísticas, ele acaba sendo uma ferramenta ideal para manter informações por um longo período de tempo.
Como escolher a melhor solução?
Hoje, praticamente todas as opções de geração de QR Codes gratuitas criam apenas códigos estáticos. Para criar um QR Code dinâmico, o utilizador precisa investir em alternativas pagas. A escolha entre a melhor solução vai depender da sua estratégia de marketing.
Quem tem um empreendimento e precisa realizar o acompanhamento de estatísticas e a alteração constante das informações, a indicação é optar pelo QR Code dinâmico. Com isso, é possível manter uma melhor organização e saber os resultados detalhados das suas ações, bem como identificar a necessidade de mudanças.
Mas, por outro lado, se o intuito é gerar dados que não necessitam de atualização, o QR Code estático é o modelo ideal. Isso porque o formato estático não tem a opção de edição e sua leitura sempre terá o mesmo destino ou conteúdo. Estas diferenças fazem com que ambos os tipos de códigos sejam usados em objetivos bastante distintos.
QR Plus
O QR Plus é uma solução que cria códigos dinâmicos e rastreáveis. Com a tecnologia, o utilizador pode projetar QR Codes de forma antecipada, editar e ativar o conteúdo no momento que quiser, sem nenhum tipo de preocupação.
É possível, por exemplo, avaliar o sucesso da sua campanha ao vivo, rastrear quantas pessoas estão escaneando seus códigos, montar relatórios, baixar e compartilhar os resultados. O QR Plus ainda permite que o utilizador organize os códigos da como desejar, de forma online e segura.
O plano Plus é gratuito e oferece os mesmos recursos do plano pago, mas com algumas limitações. Para utilizá-lo, basta criar a sua conta e começar a usar. Caso você precise de recursos ilimitados, você pode mudar para o plano Pro, inserir os seus dados de pagamento e continuar usando o serviço com as mesmas credenciais.
O QR Plus não tem carência e a assinatura é mensal. Caso você não queira mais continuar com o plano, basta efetuar o cancelamento no sistema a qualquer momento. O melhor é que não existem cobranças extras.
Logo após escolher o plano e inserir os seus dados, você receberá um e-mail com suas credenciais para começar a criar seus QR Codes. É possível mudar do plano Plus para o Pro a qualquer momento, mediante o pagamento da assinatura.
Agora que você já sabe qual a diferença entre QR Code dinâmico e estático, basta escolher um plano de geração de códigos e começar a aproveitar as funcionalidades da tecnologia no seu empreendimento. A grande vantagem, sem dúvida, é a facilidade de uso e a praticidade, tanto para os comerciantes quanto para os consumidores.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça mais sobre os planos QR Plus!