Processando...

Processando...

Entenda qual a diferença entre QR Code e código de barras

A diferença entre QR Code e código de barras- A transformação digital trouxe novas ferramentas para o dia a dia das empresas e fez com que as atividades cotidianas se tornassem ainda mais eficientes.

22 setembro/2022
Imagem de Entenda qual a diferença entre QR Code e código de barras

A diferença entre QR Code e código de barras- A transformação digital trouxe novas ferramentas para o dia a dia das empresas e fez com que as atividades cotidianas se tornassem ainda mais eficientes. Por isso, é fundamental que sua corporação esteja alinhada com as melhores práticas do mercado e saiba como inovar um processo.

Entender quais ferramentas podem contribuir para o desempenho de suas atividades é fundamental para fazer boas escolhas e otimizar a rotina da empresa. Nesse quesito, saber qual a diferença entre o QR Code e Código de Barras contribui para escolher uma opção que seja mais alinhada com as necessidades da sua corporação.

Se você quer aprender um pouco mais sobre essas inovações, continue a leitura e confira nosso post! 

Como funcionam os QR Codes?

A tecnologia dos QR Codes já é utilizada em diversas soluções no mercado, como para recebimento de pagamentos e até em embalagens de produtos. Ele é um símbolo bidimensional que permite a colocação de URLs.

O QR Code possibilita que a leitura seja realizada tanto na vertical, quanto na horizontal. Ao realizar a decodificação do código, a pessoa tem acesso às informações disponibilizadas, como preços, dados para transferência e outros.

Nos dias atuais, é possível fazer a leitura com o uso de câmeras de celulares, o que facilita ainda mais a utilização de tal recurso. Além disso, tudo acontece de forma rápida e simples, o que melhora a experiência dos consumidores.

Desse modo, caso esteja procurando formas de inovar e atrair mais clientes para o negócio, essa é uma ótima solução. Por meio dela, é possível gerar benefícios para a empresa e aos consumidores de forma simultânea.

Como funcionam os Códigos de Barra?

Esses são mais antigos e normalmente encontrados nos comércios. É comum ir ao mercado e encontrar códigos de barras nas mercadorias que você leva para casa. A codificação dele é feita de forma linear e tem interpretação numérica.

Para fazer a leitura desse código é necessário recorrer a um aparelho específico, que está normalmente ligado a um computador. Assim, você aponta esse leitor e tem os detalhes sobre o produto no qual está impresso o símbolo.

Portanto, se você está procurando por uma forma de inovar, essa talvez não seja a melhor opção. Apesar de funcionar bem, há outras alternativas que podem ajudar a empresa a se diferenciar da concorrência e ter bons resultados.

Quais são as diferenças entre eles?

Entenda qual a diferença entre QR Code e código de barras. Abaixo, apresentamos quais são as diferenças entre elas e como você pode usá-las para definir a melhor alternativa para usar em seu negócio. Confira!

Capacidade de armazenamento

Esses códigos são criados para armazenar informações de maneira codificada, portanto, esse é um aspecto importante que deve ser analisado. Por exemplo, nos comércios, os códigos guardam informações como nome do produto e preço.

Nesse sentido, o QR Code tem uma capacidade de armazenar mais informações em relação ao código de barras. Assim, pode-se colocar outros dados, como: validade do produto, garantia oferecida e outros. Desse modo, você otimiza o controle de estoque e melhora o acesso às informações.

Equipamento de leitura

Para melhorar os serviços da empresa e inovar em seu nicho de atuação é importante encontrar maneiras de facilitar a vida dos colaboradores e também dos clientes. Nesse sentido, ter soluções que tornem a experiência de todos mais simples é fundamental.

Em relação a esse fator, o QR Code também leva vantagem quando comparado aos códigos de barras. Por exemplo, imagine que um cliente queira consultar o preço de algum produto.

Se ele estiver com o QR Code, pode fazer isso por meio de um aparelho celular de forma simples e rápida. Já para os códigos de barra é necessário procurar um leitor no interior do estabelecimento ou um atendente para efetuar tal pesquisa.

Representação gráfica

Essa é outra diferença entre os códigos de barras e o QR Code. O primeiro é constituído por várias barras pretas na vertical, as quais são separadas por espaços, criando uma figura visual que é decodificada pelo aparelho de leitura.

O segundo tipo de código é elaborado com vários pixels em preto e branco que dão origem a uma imagem em formato quadrado. Tal configuração torna a leitura mais fácil e pode ajudar a agilizar processos no negócio.

Quais são os benefícios do QR Code?

Essa inovação oferece diversas utilidades para a empresa e seus diversos setores. O QR Code pode funcionar como uma das mais importantes formas de comunicação da corporação. Veja, a seguir, quais as principais vantagens de contar com esse recurso.

Receba pagamentos

Um dos usos mais comuns do QR Code é para a realização de pagamentos de maneira simples e prática. Além de dispensar o contato com as maquininhas de cartão, os códigos podem ser gerados de forma simplificada e gratuita. Outro benefício importante é que o pagamento não exige o uso de cartões, apenas com o celular do cliente ele pode realizar a leitura do código.

Promova produtos e serviços

Como essa tecnologia permite o armazenamento de informações relevantes a um custo próximo de zero, é uma excelente maneira da empresa divulgar seus serviços, produtos e promoções no mercado. A ideia é armazenar tais dados no QR Code e distribuir nos locais de maior circulação do seu público.

Realize pesquisas

Outro uso importante se refere a possibilidade de realização de pesquisas. Por meio dele, o indivíduo pode ser direcionado para algum questionário ou ambiente de perguntas que avaliam aspectos sobre a sua experiência na empresa, por exemplo. Tal inovação traz mais proximidade e engajamento na hora de levantar dados junto ao público.

Acompanhe resultados

Por meio de algumas ferramentas para a análise de dados, é possível acompanhar quantas pessoas acessaram o link do seu QR Code e indicar quais páginas foram acessadas. Tais informações são cruciais para acompanhar os resultados de alguma estratégia ou campanha de marketing.

Viu como inovar um processo é importante para a sua organização? Ao contar com tecnologias como o QR Code a sua empresa conquista uma ferramenta fundamental para a gestão e controle de informações importantes para o negócio. Então não perca mais tempo e experimente essa inovação.

Curtiu nosso artigo? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e confira conteúdos incríveis para auxiliar no dia a dia da sua corporação!