Processando...

Processando...

Por que o QR Code não funciona na câmera frontal do celular?

É comum que quase todas as pessoas precisem fazer a leitura de um QR Code diariamente por algum motivo, seja para utilizar um serviço ou realizar uma atividade rotineira.

08 julho/2022
Imagem de Por que o QR Code não funciona na câmera frontal do celular?

As leituras de QR Code são feitas com a câmera traseira do seu smartphone, o que gera uma dúvida sobre o porquê o QR Code não funciona na câmera frontal do aparelho.

Em geral, isso não é um problema, pois todos os aparelhos possuem a câmera traseira, o que não impede o uso da tecnologia. É possível fazer a leitura destes códigos sem a câmera, com o auxílio de aplicativos como o Google Fotos, por exemplo.

Entretanto, essa dúvida é bastante válida, pois é um recurso praticamente ignorado quando se trata da tecnologia dos códigos visuais.

O motivo pelo qual o QR Code não funciona na câmera frontal

É possível que algumas pessoas imaginem os mais variados motivos para que se entenda por que o QR Code não funciona na câmera frontal. Porém, a resposta pode ser muito mais simples do que se imagina. Isso porque a resposta desta dúvida está relacionada às configurações desta câmera.

Em praticamente todos os modelos de smartphone atuais, a câmera traseira é muito mais potente em relação à câmera frontal. Isso significa que possui mais megapixels, configurações mais avançadas, recursos mais elaborados, entre outras características mais completas.

Desta maneira, a câmera frontal dos smartphones funciona muito mais como um recurso básico, sem grandes atrativos. Ele apenas permite que você possa tirar selfies de maneira mais fácil. Dificilmente uma ferramenta básica teria a capacidade necessária para ativar o leitor de QR Code, de maneira que a sua funcionalidade é muito mais restrita.

Saiba por que as empresas não investem no uso do QR Code na câmera frontal

Que o QR Code não funciona na câmera frontal é algo de conhecimento geral, até mesmo por parte dos fabricantes das câmeras. Isso gera, então, o questionamento sobre porque as empresas não investem para modificar isso, e tornar possível o uso desta tecnologia também nesta câmera.

A resposta está relacionada à falta de necessidade disso, a grande maioria das pessoas utiliza a câmera traseira do celular. A câmera frontal é utilizada apenas para algumas fotos em estilo selfie. Ou seja, a demanda por câmeras frontais que possam decodificar os códigos visuais é algo praticamente nulo.

Outro ponto que pesa a favor da concentração apenas na câmera traseira para a leitura de QR Codes é o fato de que, em quase a sua totalidade, todos os códigos QR são muito mais fáceis de serem lidos com a câmera traseira, para que você tenha a visualização da imagem em sua tela. Desta maneira, utilizar a câmera frontal para fazer a leitura de QR Code é algo que pode ser muito estranho e desconfortável aos usuários.

Isso significa que, ao menos em um futuro próximo, o fato de que o QR Code não funciona na câmera frontal não deve passar por grandes alterações, de forma que os próximos smartphones não tenham novidades com relação a isso.

Como ler QR Code em aparelhos com problemas na câmera traseira

Uma vez que o QR Code não funciona na câmera frontal, algumas pessoas podem vir a ter problemas se, por algum motivo, a câmera traseira de seu aparelho deixar de funcionar. Isso pode acontecer por contato com a água, quedas do aparelho, ou outros motivos pontuais.

Em um primeiro momento, isso pode parecer significar que você não teria meios de acessar qualquer tipo de conteúdo ou serviço disponibilizado por meio dos códigos visuais. Porém, há uma maneira de conseguir ler QR Code sem a câmera de seu aparelho, que é com o Google Fotos.

O app está disponível em qualquer loja de aplicativos de smartphones. Basta salvar no seu aparelho uma imagem que contenha o QR Code a ser lido, e abri-la no aplicativo Google Fotos. Ele irá detectar o código e exibir o conteúdo.

Embora não seja o ideal para ler códigos em espaços físicos, essa ferramenta já ajuda a minimizar os danos por não ter uma câmera em funcionamento e o fato de que o QR Code não funciona na câmera frontal.

Além deste uso online, uma alternativa é a utilização diretamente do Google Lens pela web, para que possa ser utilizado de forma não recorrente.

Agora que você sabe o motivo pelo qual o QR Code não funciona na câmera frontal, e que isso é algo que não deve ser modificado nos próximos anos, conheça outras informações e curiosidades a respeito da tecnologia QR Code ao visitar a o blog da QR Plus e acompanhar as nossas publicações!