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QR Code alinhado às estratégias de marketing de um negócio

Refém ou aliado da tecnologia? Esse é o momento para pensar em como renovar as suas estratégias frente a essa nova era no comportamento dos consumidores.

14 abril/2022 5 min. de leitura
QR Code alinhado às estratégias de marketing de um negócio

Pensar em recursos para unir os universos online e offline é um dos objetivos das empresas ao criar campanhas de marketing, e isso é possível por meio de diversas estratégias, principalmente o QR code

Esta ferramenta consegue unir os dois universos de maneira simples, agregando mais praticidade a diversos processos e rotinas, otimizando campanhas e direcionando pessoas interessadas nas campanhas para os ambientes online.

O QR Code não é um recurso extremamente inovador, mas a cada dia há novas formas de implementá-lo nas ações. 

Ou seja, com o aperfeiçoamento da ferramenta, das tecnologias e de sua compreensão, hoje existem diferentes maneiras de utilizar o QR nas campanhas de marketing para chamar atenção do público-alvo.

 

O que é QR Code?

O QR Code é um tipo de código de barras bidimensional, geralmente em formato quadricular, que permite o acesso rápido às páginas e conteúdos da web vinculados a ele, ou qualquer que seja a informação/material registrado.

É semelhante a um código de barras tradicional, mas ao invés de utilizar o leitor comum e ser alinhado, para escanear é possível utilizar diferentes acessórios, inclusive a câmera de um smartphone, o que facilita a inclusão do item nas ações de marketing.

Após a leitura, o aparelho direciona o usuário para a página de destino, que pode ser para os mais diversos resultados e endereços, seja um menu digital ou uma página de compra.

QR Code vem do inglês Quick Response, ou seja, resposta rápida e realmente apresenta um direcionamento ágil. Dentro do código existem várias barras e linhas que conseguem armazenar diversos dados.

 

Como criar um QR Code?

É possível criar o QR Code em vários sites e de modo simples, fácil e rápido. Os empreendedores podem configurar o código para ser lido por câmeras de celulares e apresentar várias informações importantes como:

  • E-mail;
  • Nome da empresa e endereço;
  • Telefone;
  • Links de blog e/ou site;
  • Perfis das redes sociais.

Um detalhe importante é a organização dessas informações, que deve ser feita de modo estratégico para não ter exagero de dados e dispersar o usuário. 

De modo geral, encaminha para uma única página de destino, que pode ser o cartão virtual com os dados mencionados, ou diretamente para esses endereços de destino, como as redes sociais e o site da marca, ou mesmo a página de uma campanha específica. 

Dependendo do que é colocado no QR Code, o carregamento das páginas pode ficar comprometido, algo que prejudica a experiência dos usuários.

Para ser o mais conciso possível, as empresas podem investir em otimização de blogs e sites para que as páginas carreguem mais rápido, o que é muito importante para essa ação, bem como outros critérios de posicionamento e boa experiência do usuário. 

Outra dica interessante é utilizar imagens leves, por exemplo, em PNG.

Já em relação ao usuário, o uso também é simples, demandando apenas o auxílio da câmera de um celular com a leitura/tecnologia QR habilitada, configuração essa comum nos aparelhos mais recentes - ampliando o alcance da marca que faz uso da estratégia. 

Ao apontar a câmera, a leitura do QR Code acontece e o usuário é redirecionado para a página desejada.

 

Como utilizar o QR Code no marketing?

Por ser um recurso com diversas possibilidades de uso, os empreendedores podem incorporar o QR Code nas ações de marketing com diferentes objetivos e muita qualidade.

No marketing digital, o código pode ser utilizado para campanhas interativas, que permitem unir o online com o offline de forma dinâmica, dando continuidade a uma experiência física de valor. 

Deste modo, os consumidores que interagem com as campanhas offline podem realizar algumas ações na internet, como: participar de um sorteio, se inscrever em uma newsletter, acessar o site para ter informações sobre um produto específico, entre outras possibilidades.

A interatividade é muito importante para melhorar o valor da marca e permite mostrar as novidades para os consumidores.

Um ponto positivo do QR Code no marketing é a chance que os profissionais têm de medir o alcance das ações, pois o código pode ser útil na avaliação do número de pessoas que se interessaram pelos produtos ou se relacionaram com as campanhas, otimizando as ações.

Para além dessa possibilidade, a empresa pode utilizar o QR Code para:

       1. Efetuar pagamentos sem o uso de dinheiro

Esta é uma tendência que as empresas estão adotando, o pagamento sem o uso de dinheiro, ou seja, utilizando o QR Code. 

Esse método pode aproximar as pessoas da sua empresa, principalmente as que prezam pela praticidade e uma boa experiência, afinal, reduz o contato e acelera o check-out, podendo ser aplicado em lojas físicas ou no e-commerce.

Para as empresas, os processos de gerenciamento de dados financeiros se tornam mais simples, graças ao uso do QR Code e o registro das transações de forma centralizada.

       2. Expandir o número de contatos rapidamente

O uso de cartões de visitas digitais se popularizou devido à praticidade que o QR Code proporciona a esse processo e a facilidade de redirecionamento e impacto. 

 

O Código permite inserir várias informações para o público, que além do fácil acesso, permite expandir o alcance e conquista de novos clientes, além de eliminar o excesso de papel - facilitando a busca pela informação.

       3. Ampliar/melhorar os números nas redes sociais

Ter presença nas redes sociais é uma parte essencial das estratégias de marketing. 

O QR Code pode ser uma ferramenta importante para os perfis da empresa nas redes sociais, possibilitando inserir informações da marca, levar para os conteúdos e tornar o acesso dos usuários mais prático.

Isto posto, o número de seguidores pode aumentar consideravelmente e com isso as chances de fechar bons negócios.

 

Vantagens em usar o QR Code

Aplicar o QR Code nas estratégias de marketing proporciona vantagens interessantes, como:

  • Aumentar a interatividade com os conteúdos;
  • Tornar os clientes mais satisfeitos, devido à praticidade;
  • Ampliar o engajamento com as ofertas e conteúdos;
  • Favorecer o relacionamento e ágil atendimento;
  • Aumentar as conversões e base de clientes a partir de landing pages;
  • Permitir respostas e redirecionamentos mais rápidos.

 

Portanto, com diversos benefícios que o QR Code proporciona, investir no uso deste recurso nas estratégias de marketing da sua empresa é o modo de ter excelentes resultados, lucros e sucesso de maneira facilitada e com baixo custo de investimento.

 

Publicado por:

Autor: Marcelo Cintra

Marcelo Cintra

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