A mudança causada pelo avanço tecnológico trouxe diversas melhorias para as atividades pessoais e empresariais. A necessidade de codificar e ler informações de maneira simples e prática fez com que surgisse uma ferramenta capaz de realizar esse tipo de trabalho. Entender o que é um QR Code estático permite que você conheça o recurso e aproveite suas diversas vantagens.
Tal tecnologia possibilita que informações relevantes como dados bancários, eventos promocionais, senha de Wi-Fi e até mensagens, sejam compartilhados via smartphone. Entretanto, para aproveitar ao máximo essa ferramenta em seu dia a dia, é importante conhecer suas características e em quais casos o QR Code estático pode lhe ajudar.
Se você quer saber mais sobre esse novo recurso e como ele consegue contribuir para o desenvolvimento de sua empresa, continue a leitura e confira o nosso post!
O que é um QR Code estático?
Os QR Codes podem ser classificados em duas categorias principais: estáticos ou dinâmicos. Enquanto a primeira opção é útil para os casos em que não é necessário editar o código em questão, a segunda alternativa é recomendada para as situações que são indispensáveis códigos editáveis.
Portanto, os códigos QR estáticos tem um URL incorporado com um destino fixo. Assim, não é possível editar esse tipo de padrão. Em contrapartida, as versões dinâmicas contam com um URL curto incorporado ao código, o qual consegue redirecionar o usuário para o site de destino. Como este URL pode ser alterado após a geração do código QR, mesmo que a URL curto permaneça a mesma, a versão dinâmica dessa tecnologia se torna editável.
Quais são as características de um QR Code estático?
Entender quais são as principais características de um QR Code estático pode lhe auxiliar a compreender os locais em que é possível aplicá-los de maneira inteligente. Pensando em lhe ajudar, separamos os atributos desse recurso. Confira!
São permanentes
Uma das características do QR Code estático é que o mesmo é permanente. Mas o que isso quer dizer? Uma vez que você codifica as informações neste código é inviável editar ou atualizar.
Assim, ao digitalizar esse tipo de símbolo, ele sempre vai mostrar o mesmo conteúdo. Dessa forma, caso você deseje elaborar um cartão de visitas, informações de um produto que não tem alterações, pode ser uma boa opção usar o QR Code estático.
Não são rastreáveis
Em geral, os QR Codes estáticos não podem ser rastreados, ao contrário dos dinâmicos. Porém, é viável configurar um URL nesses códigos e utilizar ferramentas a fim de realizar o rastreamento.
Assim, caso você opte por elaborar um cartão de visitas estático, pode-se colocar diversos elementos que vão deixar claro aos potenciais clientes todas as suas ofertas. Por exemplo, além das informações tradicionais, como nome, número de telefone e e-mail, é possível incorporar outras informações com o objetivo de conquistar consumidores para seus serviços.
Como gerar um QR Code estático?
Na intenção de gerar um QR Code estático é necessário contar com uma ferramenta geradora. Por meio dela, basta incorporar as explicações relevantes e concluir a criação do mesmo a fim de começar a utilizá-lo.
Por exemplo, caso deseje elaborar um cartão de visitas estático, consegue-se incorporar dados como nome da empresa, suas referências pessoais, telefone, e-mail e site e, após isso, efetuar a geração.
Para isso, você pode acessar o site da QRPlus e criar um QR Code estático de forma gratuita. Assim, é possível ter à disposição um cartão de primeira categoria para oferecer aos clientes pelo período que precisar. Além disso, caso goste do serviço, pode contar com mais soluções por meio do QRPlus PRO.
Quais conteúdos armazenar em um QR Code estático?
Agora que você já conhece essa tecnologia, é hora de conhecer quais informações você pode adicionar em seus códigos. Confira, a seguir, como o QR Code estático pode otimizar seus meios de comunicação.
- URL: leva o usuário a uma determinada página da web;
- texto: exibe texto simples, como mensagem, código promocional ou código de série ou qualquer construção textual simples;
- detalhes do contato: exibe informações de contato e permite que os usuários salvem você como um contato;
- credenciais Wi-Fi: dispositivos Android podem acessar a rede Wi-Fi, enquanto os dispositivos iOS podem visualizar o nome e a senha da rede;
- localização do Google Maps: mostra dados referentes a localização no Google Maps;
- evento de calendário: solicita que o usuário salve um evento e seus detalhes no calendário do telefone;
- número de telefone: solicita que o usuário disque o número;
- endereço de e-mail: abre o aplicativo de e-mail com seu e-mail no campo do destinatário;
- endereço Bitcoin: exibe o endereço da sua carteira Bitcoin;
- pagamento do PayPal: redireciona para uma página do PayPal que solicita que o usuário lhe envie um pagamento.
Quando optar por um QR code estático?
Para saber quando usar esse tipo de código é importante entender as vantagens que ele oferece. Ao compreendê-las, você terá mais clareza em quando e porque utilizá-las. Para isso, continue a leitura e confira!
Conexão à internet
O QR Code estático nem sempre precisa de acesso à web para funcionar. Por exemplo, nos casos em que as informações são apenas textuais e não contam com um URL, é possível fazer a leitura dos mesmos somente apontando o celular para o código, sem a necessidade de conexão à internet ou aos dados móveis.
Personalização do código
Em muitos casos, é importante colocar informações personalizadas para melhorar a imagem do negócio e atrair os clientes. Por exemplo, um cartão de visitas com a logo da organização é uma forma de demonstrar profissionalismo. Nesse sentido, é possível desenvolver um QR Code estático com a identidade visual do seu negócio, garantindo mais efetividade para sua estratégia.
Viu o que é um QR Code estático e como ele pode facilitar o seu dia a dia? Ao utilizar esse recurso, você consegue enviar diversos tipos de informações de maneira simples, segura e automática. Isso representa uma grande economia de recursos para a empresa, além de oferecer uma importante melhoria na gestão de tempo para todos os envolvidos.
Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre as novas ferramentas para utilizar em sua empresa? Então assine nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos incríveis diretamente no seu e-mail!