Processando...

Processando...

QR Code na logística: velocidade e flexibilidade

De acordo com a consultoria Future Marketing Insights, o mercado global de QR Code foi avaliado em $996,8 milhões em 2018 e está previsto um aumento anual de 8,7% entre 2019 e 2027. E no setor de logística? Que impacto os QR Codes tiveram na cadeia de suprimento? Neste post veremos como são utilizados e quais as características e vantagens que possuem.

15 junho/2021
Imagem de QR Code na logística: velocidade e flexibilidade

Os QR Codes  têm sido parte da logística desde a sua criação em 1994. Como os códigos de barras, as empresas o utilizam principalmente em centros de distribuição para cumprir duas funções: ajudar os operadores a fazer o inventário mais rapidamente e fornecer rastreabilidade total, ou seja, rastrear os produtos através dos vários processos pelos quais passam na cadeia de suprimento.

Embora os códigos QR tenham sido projetados para uso em ambiente produtivo, rapidamente foram adaptados ao setor de logística. Por gerenciarem mais informações e serem lidos com mais rapidez, são ideais para monitorar produtos em vários processos da cadeia de suprimentos.

Aqui na QR Plus compartilhamos diversas matérias e ideias de como utilizar o código para tornar o seu negócio mais ágil e flexível.

No entanto, uma empresa deve perguntar: por que devo implementar QR code se já uso códigos de barras? Vamos destacar quais diferenças e vantagens os dois códigos têm:

Informações: As empresas administram uma infinidade de dados sobre produtos (data de fabricação e data de validade, proprietário, nível de demanda, particularidades a serem levadas em conta ao armazená-los, etc.). Os QR code contêm um grande número de caracteres – até 7.089 caracteres numéricos, 4.296 caracteres alfanuméricos ou 2.953 bytes – ou, em outras palavras, até dez vezes mais informações do que os códigos de barras.

Dimensões: As empresas trabalham com todos os tipos de produtos (desde os grandes, como uma geladeira, até os pequenos, como um microchip) e todos eles precisam ser rotulados corretamente em todos os momentos. Os códigos QR são igualmente eficazes, independentemente do tamanho.

Resistência: Se os códigos de barras ficarem danificados ou sujos, eles não podem ser lidos. Este não é o caso dos códigos QR. Graças ao timer ou ao padrão de tempo, os dados podem ser recuperados sem qualquer problema.

Facilidade: Os usuários leem os códigos QR com os dispositivos mais comuns em um armazém. Ler um QR Code é muito mais ágil, ao contrário dos códigos de barras, que só podem ser identificados horizontalmente.

Compara��oo das dimens�es e informa��es de c�digos de barras e c�digos QR
Comparação das dimensões e informações de códigos de barra e códigos QR
Legenda: A-Tamanho em cm / B-Qtd de caracteres

A maior desvantagem dos QR codes é que os códigos de barras estão muito mais difundidos no mercado hoje. As empresas estão acostumadas a trabalhar com códigos de barras para identificar produtos e implementar códigos QR em seus negócios significa um esforço extra.

Além disso, certos produtos são difíceis de rotular usando QR code devido a uma questão de forma. Um exemplo são os cabos, onde um código de barras convencional é mais adequado.

Soluções para trabalhar com QR Code no Centro de Distribuição (CD)

Os códigos, sejam barras ou QR, são muito práticos para identificar produtos. Embora tenham nascido na manufatura, os QR Codes foram introduzidos na logística pelas empresas com o objetivo de otimizar as suas operações e identificar mercadorias com mais rapidez.

Para trabalhar com QR code em um Centro de Distribuição, são necessários apenas leitores a laser especificamente adaptados para esta função. É preciso verificar se o dispositivo é capaz de ler códigos 2D (além do habitual 1D) e, em particular, o formato do QR Code de interesse.

Em um centro de distribuição, todos os produtos e processos devem ser controlados por um sistema de gerenciamento de armazém/estoque (WMS). Ao escanear um QR Code ou um código de barras, o WMS acessa os dados mais relevantes sobre o produto (principalmente, referência e rotação) e é capaz de atribuir uma localização no centro de distribuição.

Logística codificada

As empresas que estão acostumadas a utilizar códigos de barras em seus centro de distribuição podem considerar a implementação de QR Codes para alcançar maior agilidade nos trabalhos de armazenagem e gerenciamento de estoque.

Em um centro de distribuição que utiliza QR code, é preciso um sistema de gerenciamento adequado, um software capaz de operar com os códigos mais comuns em armazéns, incluindo os QR code. Ao lê-los com o auxílio de qualquer terminal de radiofrequência, o WMS atribui uma localização a cada produto considerando as particularidades da empresa.