Processando...

Processando...

QR Code nos pontos de ônibus

O objetivo é que a tecnologia facilite o acesso para que os usuários possam consultar as informações do transporte público em tempo real.

16 dezembro/2021
Imagem de QR Code nos pontos de ônibus

Os usuários dos ônibus municipais de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, poderão consultar as informações de cada ponto de ônibus. Tudo em tempo real, por meio de QR Code, a partir desta quinta-feira (16/12). Veja neste artigo como utilizar QR Code nos pontos de ônibus.

O objetivo é que os passageiros programem suas viagens, ao apontar a câmera do celular para as placas instaladas nos pontos de embarque e desembarque da cidade.  A ação é da prefeitura, idealizada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon).
 
A primeira placa com QR Code foi inaugurada em dezembro/2021. O município também receberá placas em cinco pontos de ônibus, localizados na região da sede, além de outros sete pontos localizados na região Ressaca.

Segundo a prefeitura, até o primeiro semestre de 2022, serão mais de 150 pontos equipados com a ferramenta.

Como vai funcionar

Ao acessar o QR Code, o usuário será direcionado para uma página do SigaBus, aplicativo de mobilidade por ônibus da cidade. O app informará o tempo que falta para cada veículo chegar ao ponto de ônibus onde ele está.

O usuário também pode ter acesso às linhas que passam por aquele ponto, os quadros de horários e os itinerários. O SigaBus está disponível, gratuitamente, nas lojas de aplicativos de Android e IOS.
 
Segundo a prefeitura, o formato de informação via QR Code tem um custo menor que os painéis eletrônicos. Eles estão presentes em 30 pontos de ônibus de Contagem. 
 
O diretor de Transportes da Transcon, Luís Castilho, acredita que a tecnologia irá facilitar o acesso dos usuários à informação em tempo real.
 
“O QR Code é uma nova forma de disponibilizar, ao usuário dos ônibus municipais, a informação de quanto tempo falta para o seu ônibus chegar. Além de agilizar a informação, será possível expandir a tecnologia para outros lugares da cidade”, afirma o diretor.

QR Code já fornece informações por celular aos usuários de ônibus em São Paulo

Os passageiros da Capital já têm uma nova ferramenta para obter informações sobre o transporte feito por ônibus: o QR Code. Por esse sistema, o usuário poderá, por exemplo, saber os horários de saída dos coletivos em suas paradas iniciais. O Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, inaugurou o serviço no ponto da Avenida Paulista, altura do número 200.

O QR Code também permite consultar a relação de linhas que passam no ponto e a localização dos ônibus na região em que o passageiro está. Isto em tempo real.

O novo sistema (desenho abaixo) é ativado a partir de uma imagem que ao ser captada por um aparelho celular dá acesso às informações. Vale lembrar que o celular precisa ter câmera digital e acesso à internet. “Os recursos tecnológicos são uma tendência mundial e estamos trazendo isto para São Paulo”, afirmou Tatto.

A figura do QR Code está impressa no rodapé dos adesivos informativos tradicionais que são instalados nos pontos de ônibus. Inicialmente, a avenida Paulista foi uma das vias escolhidas por ter grande circulação de ônibus e de passageiros. A novidade também está implementada na região de Itaquera e Avenida 23 de Maio

O QR Code está sendo implementado nos adesivos dos novos pontos e abrigos que vêm sendo instalados na cidade. Mesmo com essa tecnologia, a SPTrans manterá a colagem dos informativos tradicionais.

QR Code é fruto da Hackatona SPTrans

A SPTrans promoveu, durante o mês de novembro, a Hackatona do Ônibus em parceria com a Controladoria Geral do Município (CGM) e a Fundação Getúlio Vargas. Durante o evento, os participantes desenvolveram aplicativos para facilitar o acesso às informações do sistema ao passageiro.

Funciona assim: ao clicar no link localização da linha escolhida, o usuário verá um mapa do trajeto no Olho Vivo e a posição dos ônibus que nele estão operando. Dessa forma, ele terá uma base nos dados dos equipamentos de GPS instalados nos veículos.

Já no ícone informações, será possível consultar um resumo operacional de cada linha, como seu horário de funcionamento, itinerário detalhado e programação das partidas.

Código QR

O QR Code, ou Código QR, é um código de barras na forma de uma imagem que permite que o usuário escaneie usando o celular equipado com uma câmera digital e acesso à internet.

As imagens com o código são programadas para indicar o celular a executar uma ação, como abrir uma página na internet, digitar uma mensagem de texto ou copiar um número de telefone.

Para fazer esta leitura, é necessário instalar um aplicativo, disponível nas principais lojas virtuais de forma gratuita.