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QR Code tem validade?

O QR Code tem sido cada vez mais utilizado nas empresas. Mas, para isso, é fundamental conhecer detalhes sobre esse código. Um dos pontos que você precisa saber é: QR Code tem validade?

21 dezembro/2022
Imagem de QR Code tem validade?

O QR Code tem sido cada vez mais utilizado nas empresas, principalmente, para os pagamentos de compras via Pix. De fato, isso trouxe maior agilidade, praticidade e protagonismo para o cliente neste tipo de situação. Mas não é apenas para isso que ele pode ser utilizado. Mas, para isso, é fundamental conhecer detalhes sobre esse código. Um dos pontos que você precisa saber é: QR Code tem validade? Confira a seguir todas as informações sobre o tema e tire suas dúvidas. 

O que é QR Code? 

Essa é uma dúvida muito comum. O QR Code (Quick Response Code) é como um outro código que temos um conhecimento mais próximo: o código de barras. Só que enquanto o primeiro é uma versão unidimensional, o QR Code é uma versão bidimensional. 

Ele surgiu como uma forma de ajudar na identificação de componentes de fornecedores para a Toyota. Devido aos seus benefícios, ele passou a ser incorporado pelo mercado para ajudar a transmitir um maior volume de dados por meio do escaneamento do código. 

Ele pode ser utilizado para armazenar 7089 caracteres numéricos ou, então, 4296 caracteres alfanuméricos. O QR Code se popularizou recentemente, principalmente, com a possibilidade de gerá-lo para pagamentos via Pix. Continue lendo para saber se o QR Code tem validade.

Os QR Codes podem permanecer válidos ou expirar? 

Sobre a possibilidade de permanecer válido ou expirar, é importante compreender como é feito o uso dele no dia a dia. Para utilizar o QR Code, você pode contar com duas opções: estático ou dinâmico. 

O QR Code estático é aquele cujas informações não podem ser editadas depois, ou seja, eles sempre fornecem a mesma informação. Por exemplo, ao ler um QR Code em um restaurante, ele sempre vai abrir a mesma página com o cardápio. 

Ou seja, ele é uma forma interessante para que você possa apresentar, por exemplo, catálogos virtuais de sua loja. Outra utilização é acessar a wi-fi de um estabelecimento, apresentar alguma mensagem importante para o seu cliente, entre outras possibilidades estratégicas.  

Os QR Codes dinâmicos são aqueles que podem ser editados ou terem um tempo de duração específico para poder utilizá-lo quantas vezes precisar. Por exemplo, ele tende a ser utilizado para pagamentos, já que cada um deles tem um valor disponível para este fim. 

Ele normalmente é utilizado para pagamentos, oferecer cupons de desconto, apresentar dados do seu negócio, entre outros. E muitas vezes, justamente por estar relacionado com informações que variam ou que precisam de maior agilidade para confirmação, pode ser definido um prazo de validade para ele. 

A partir disso, após determinado tempo (por exemplo, 15 minutos), o QR Code pode perder sua validade e para de direcionar para o link estipulado previamente, inviabilizando a atividade. Um exemplo disso é o que o iFood realiza com os pagamentos com o código para seus clientes.  

Quais os QR Codes que se mantêm válidos? 

Bom, mas por que precisamos contextualizar os tipos de QR Code? Porque é a partir deles que podemos identificar quais deles se mantêm válidos e quais expiram depois de determinado período. 

Os QR Codes estáticos, por terem informações permanentes, eles não expiram depois de determinado tempo. Ao mesmo tempo, também não podem ser editados. Se você realizar uma mudança no catálogo digital do seu negócio, será preciso criar um novo código e substituí-lo na plataforma utilizada para veiculá-la, ou no totem em que você deixa disponível para acesso em sua loja física. 

Já os QR Codes dinâmicos podem ser modificados para apresentar informações variadas ao ser escaneado (ou seu código ser lido). Com isso, é possível definir um prazo de validade, que pode ser de poucos minutos ou algumas horas, de acordo com a estratégia definida para a empresa. 

Como usar o QR Code para potencializar as vendas da empresa? 

O QR Code pode ser utilizado de forma estratégica para garantir melhores resultados para as vendas das empresas. Vamos apresentar a seguir algumas estratégias que podem ser implementadas e, assim, garantir maior faturamento para seu negócio. 

Aumentar interação com o usuário 

Um dos primeiros pontos é ajudar a ter uma maior interação entre empresa e usuário e, assim, gerar um melhor relacionamento com o negócio. Por exemplo, o QR Code pode direcionar para as redes sociais da empresa e, assim, poder trabalhar estratégias de interação nesse espaço com maior eficiência. 

Além disso, é possível conduzi-lo para uma experiência de publicidade diferenciada, que possa ser interativa também e, assim, proporcionar um maior encantamento da pessoa com o seu negócio. 

Potencializar a experiência do usuário 

Muitos setores se beneficiam das possibilidades de expandir a experiência do cliente com o produto da empresa e, assim, aumentar as chances de concluir a venda. Por exemplo, para o setor moveleiro, essa pode ser uma ótima oportunidade para potencializar as chances de que a pessoa encerre a negociação e leve o item. 

Você pode gerar um QR Code para uma apresentação do móvel em um ambiente ou, então, para uma ferramenta de realidade aumentada, na qual a pessoa pode testar o posicionamento dele com as mais diferentes possibilidades de combinação (para encontrar aquela que mais se aproxime do padrão do cômodo do cliente). Com isso, ela se sente mais confiante para encerrar a compra na hora, sem ter dúvidas. 

Facilitar acesso à informação 

O QR Code pode ser utilizado para ajudar a trazer informações complementares para os clientes que desejam saber mais sobre determinados produtos. Vamos trazer um exemplo para você entender como isso pode ser feito. 

Por exemplo, se o seu negócio está vendo um gadget cujo funcionamento pode trazer dúvidas para a pessoa, é possível trazer um QR Code com informações como vídeos com o funcionamento, tutorial, um FAQ com as principais dúvidas que as pessoas possuem e, assim, a pessoa consegue conferir tudo que precisa já no ponto de venda. 

Lembre-se que, para isso, é importante proporcionar conexões de rede de qualidade em sua empresa, para que seja possível abrir essas informações de forma facilitada. 

Facilitar pagamento e trazer a possibilidade de self checkout 

Outro ponto importante é possibilitar que a pessoa faça seu próprio pagamento e faça o self checkout, sem a necessidade de passar por caixas ou ter a pessoa no espaço, dependendo do seu modelo de negócio. Por exemplo, hoje temos empresas que trabalham com fornecimento de mini mercados em condomínios. 

Neste caso, a pessoa pode utilizar o aplicativo para ler os códigos de barras dos produtos e, por meio da leitura de QR Code, conseguir ser direcionado para o pagamento dos itens. Isso tudo sem precisar de um funcionário da empresa no espaço. 

Agora que você já sabe se QR Code tem validade e todas as informações para estratégias eficientes, é hora de continuar acompanhando todas as informações sobre o assunto e potencializar suas vendas. 

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