Processando...

Processando...

Qual o tamanho mínimo de um QR Code impresso?

Você sabe qual o menor tamanho que este código pode ser impresso ou colocado em uma imagem digital? Existe um limite para realizar a sua leitura sem nenhum problema. Leia este post e saiba mais sobre este assunto!

01 junho/2022
Imagem de Qual o tamanho mínimo de um QR Code impresso?

Você sabe qual o menor tamanho que este código pode ser impresso ou colocado em uma imagem digital? Existe um limite para realizar a sua leitura sem nenhum problema. Este conhecimento a respeito do tamanho mínimo de um QR Code pode evitar, por exemplo, que você utilize códigos muito pequenos. Quando eles são menores do que o ideal podem passar a não ter serventia alguma, pois sua leitura fica inviável.

Afinal, qual o tamanho mínimo de um QR Code?

O primeiro ponto é compreender que isso não se trata de uma regra, mas sim de uma funcionalidade. Ou seja, você pode utilizar códigos em tamanhos milimétricos, mas que não poderão ser lidos por outras pessoas, de forma que se tornarão inúteis.

Assim, o tamanho mínimo de um QR Code se refere ao menor código que pode ser visualizado com um smartphone e lido sem problema algum. Isso fará com que você tenha sempre a possibilidade de que outras pessoas possam fazer a leitura deste código e conhecer o seu conteúdo. Ou visitar o site de redirecionamento, se for essa a estratégia que você utilizou para o código.

De uma maneira geral, o tamanho mínimo de um QR Code é de 1 x 1 cm. Entretanto, neste tamanho já é possível que alguns aparelhos tenham dificuldades em conseguir realizar a leitura deste código. O que pode gerar problemas, de acordo com a sua estratégia e atrapalhar a relação com o seu cliente.

O que a QR Plus recomenda que o tamanho mínimo do QR Code seja de pelo menos 2 x 2 cm. A partir desse tamanho as pessoas terão uma maior facilidade na leitura destes códigos, independentemente de como são veiculados.

Por que existe um tamanho mínimo para o QR Code?

Agora que você já sabe que existe um tamanho mínimo de um QR Code que deve ser utilizado, é preciso que se saiba, também, os motivos que levam a esta necessidade de que os códigos tenham esta dimensão. Obviamente, isso está ligado à dificuldade da realização da leitura, mas existe um motivo para isso.

Atualmente, existem 40 tipos diferentes de QR Code, que são separados na quantidade de pixels que compõem um código. O menor tipo de QR Code é composto por 21 x 21 pixels, enquanto o maior possui uma quantidade de 177 x 177 pixels.

Quanto mais pixels em um código, e menor o tamanho da figura, maior a dificuldade dos aparelhos para identificar corretamente os pixels da imagem. Em um QR Code de 177 x 177 pixels, por exemplo, um tamanho menor fará com que estes pixels comecem a se misturar.

Assim, o tamanho mínimo de um QR Code visa garantir que, independentemente do tipo de QR Code, seja com mais ou menos pixels, este código se mantenha legível.

Como definir o melhor tamanho para um QR Code

Além de saber qual o tamanho mínimo de um QR Code, é importante que você saiba, também, como identificar o melhor tamanho para os códigos que você deseja utilizar. A resposta para isso é bastante variável, pois depende de quais pessoas você deseja atingir.

Em uma imagem digital, compartilhada em redes sociais, o tamanho mínimo de um QR Code pode ser o suficiente. Levando em consideração que as pessoas poderão fazer a leitura bem próxima com os seus smartphones. Isso já não seria possível em espaços físicos, por exemplo, nos quais a leitura é feita a uma distância maior.

Em lojas e ambientes de consumo, por exemplo, os códigos podem ser impressos em tamanhos muito maiores do que o tamanho mínimo de um QR Code. Para determinar o tamanho ideal, o recomendado é que você mesmo teste a leitura do código com o seu smartphone, a uma distância na qual imagina que outras pessoas possam querer fazer esta leitura.

Quanto maior a distância que as pessoas estarão do seu QR Code, maior deverá ser este código, para facilitar a sua visualização e a leitura, de modo que os códigos visuais possam, de fato, lhe render grandes benefícios.

Agora que você já sabe qual é o tamanho mínimo de um QR Code e como fazer para identificar o tamanho ideal destes códigos, coloque isso em prática e tenha efeitos imediatos em suas estratégias comerciais, profissionais e pessoais com esta tecnologia.

CRIE AGORA SEU QR CODE GRÁTIS

Para saber ainda mais sobre esta incrível ferramenta, além do tamanho mínimo de um QR Code, visite o blog da QR Plus e descubra muitas outras informações e curiosidades sobre essa importante tecnologia, cada vez mais utilizada em todo o mundo!