QRPlus

Qual o tamanho mínimo de um QR Code impresso?

Encontrar códigos QR espalhados pela cidade, em materiais publicitários, lojas, monumentos, e quaisquer outros lugares é algo cada vez mais comum em muitas cidades brasileiras e do mundo. No entanto, para quem deseja utilizar este recurso e, também, compartilhar seu conteúdo, ou divulgar seu trabalho e produtos, é possível que haja uma dúvida muito comum, a respeito do tamanho mínimo de um QR Code.

Você sabe qual o menor tamanho que este código pode ser impresso ou colocado em uma imagem digital, para que as outras pessoas possam realizar a sua leitura sem nenhum problema? Este conhecimento a respeito do tamanho mínimo de um QR Code pode evitar, por exemplo, que você utilize códigos muito pequenos, e que não tenham serventia alguma para qualquer pessoa, apenas por não poderem ser lidos.

Afinal, qual o tamanho mínimo de um QR Code?
O primeiro ponto para começar a saber qual o tamanho mínimo de um QR Code é compreender que isso não se trata de uma regra, mas sim de uma funcionalidade. Ou seja, você pode utilizar códigos em tamanhos milimétricos, mas que não poderão ser lidos por outras pessoas, de forma que se tornarão inúteis.

Assim, o tamanho mínimo de um QR Code se refere ao menor código que pode ser visualizado com um smartphone e lido sem problema algum. Isso fará com que você tenha sempre a possibilidade de que outras pessoas possam fazer a leitura deste código e conhecer o seu conteúdo, ou visitar o site de redirecionamento, por exemplo.

De uma maneira geral, o tamanho mínimo de um QR Code é de 1 x 1 cm. Entretanto, neste tamanho já é possível que alguns aparelhos tenham dificuldades em conseguir realizar a leitura deste código, o que pode gerar problemas, de acordo com a sua estratégia.

O que a QR Plus recomenda que o tamanho mínimo do QR Code seja de pelo menos 2 x 2 cm, o que fará com que as pessoas tenham uma maior facilidade na leitura destes códigos, independentemente de como são veiculados.

Por que existe um tamanho mínimo para o QR Code?
Agora que você já sabe que existe um tamanho mínimo de um QR Code que deve ser utilizado, é preciso que se saiba, também, os motivos que levam a esta necessidade de que os códigos tenham esta dimensão. Obviamente, isso está ligado à dificuldade da realização da leitura, mas existe um motivo para isso.

Atualmente, existem 40 tipos diferentes de QR Code, que são separados na quantidade de pixels que compõem um código. O menor tipo de QR Code é composto por 21 x 21 pixels, enquanto o maior possui uma quantidade de 177 x 177 pixels.

Desta maneira, quanto mais pixels em um código, e menor o tamanho da figura, maior será a dificuldade para que os aparelhos leitores consigam identificar corretamente os pixels da imagem, para chegar até seu conteúdo. Em um QR Code de 177 x 177 pixels, por exemplo, um tamanho menor do que dois centímetros, fará com que estes pixels comecem a se misturar, de forma que o código será indecifrável.

Assim, o tamanho mínimo de um QR Code visa garantir que, independentemente do tipo de QR Code, seja com mais ou menos pixels, este código se mantenha completamente legível e útil para as suas estratégias e finalidades.

Como definir o melhor tamanho para um QR Code
Além de saber qual o tamanho mínimo de um QR Code, é importante que você saiba, também, como identificar o melhor tamanho para os códigos que você deseja utilizar. A resposta para isso é bastante variável, pois depende de quais pessoas você deseja atingir.

Em uma imagem digital, compartilhada em redes sociais, por exemplo, o tamanho mínimo de um QR Code pode ser o suficiente, já que as pessoas poderão fazer a leitura de maneira bem próxima com os seus smartphones. Isso já não seria possível em espaços físicos, por exemplo, nos quais a leitura é feita a uma distância maior.

Em lojas e ambientes de consumo, por exemplo, os códigos podem ser impressos em tamanhos muito maiores do que o tamanho mínimo de um QR Code. Para determinar o tamanho ideal, o recomendado é que você mesmo teste a leitura do código com o seu smartphone, a uma distância na qual imagina que outras pessoas possam querer fazer esta leitura.

Quanto maior a distância que as pessoas estarão do seu QR Code, maior deverá ser este código, para facilitar a sua visualização e a leitura, de modo que os códigos visuais possam, de fato, lhe render grandes benefícios.

Agora que você já sabe qual é o tamanho mínimo de um QR Code e como fazer para identificar o tamanho ideal destes códigos, coloque isso em prática e tenha efeitos imediatos em suas estratégias comerciais, profissionais e pessoais com esta tecnologia.

CRIE AGORA SEU QR CODE GRÁTIS

Para saber ainda mais sobre esta incrível ferramenta, além do tamanho mínimo de um QR Code, visite o blog da QR Plus e descubra muitas outras informações e curiosidades sobre essa importante tecnologia, cada vez mais utilizada em todo o mundo!