Processando...

Processando...

Vale a pena utilizar QR Code?

Mais do que nunca, o QR Code tende a ganhar cada vez mais espaço no varejo. O aumento de iniciativas omnichannel é um fator que contribui para que esse tipo de ferramenta ganhe outras proporções e funcionalidades nos próximos anos no Brasil.

31 março/2021
Imagem de Vale a pena utilizar QR Code?

Poucas pessoas sabem que o QR Code foi inventado em 1994. Foi aperfeiçoado e ganhou outras proporções desde 2006, principalmente devido ao advento dos smartphones. Nos últimos anos, tivemos um grande aumento da utilização no Brasil, o que se deve à popularização dos smartphones em todas as camadas sociais e faixas etárias. Além disso, temos cada vez mais celulares que já possuem sistema de QR Code integrado, sem necessidade de instalação de aplicativos, o que tem tornada o uso da tecnologia cada vez mais conveniente. Vale a pena utilizar QR Code no seu negócio para torná-lo mais acessível e atualizado.

No entanto, um ponto colocado sobre o QR Code persiste – “o brasileiro não sabe usar a tecnologia”.

Mito! O brasileiro sabe utilizar sim, quem não sabe utilizar ou tirar proveito da forma correta são as empresas. O QR Code está mais presente na nossa vida do que imaginamos. Pare para pensar:

  • Está nas várias Notas Fiscais eletrônicas emitidas;
  • Ele está no Check-in das empresas áreas;
  • Ele é a chave de acesso do seu Whatapp para versão Web;
  • Ele é a chave de confirmação de transações bancárias.

Enquanto outras tecnologias como NFC, RFID, Beacons estão em amadurecimento e necessitam de investimento, o QR Code ainda é a mais simples e abrangente das soluções.

A aplicação e uso do QR Code podem ser mais efetivos de acordo com o propósito para o qual foi criado. Esse é um dos maiores desafios desta tecnologia, pois muitas vezes ela não é aplicada da forma correta.

Veja porque vale a pena utilizar QR Code:

1. O cliente é preguiçoso: considere que o cliente não tem paciência, ele não irá parar a sua rotina ou jornada em loja para ativar o QR Code que ele desconhece, não vê utilidade ou benefício.

2. Precisa ter rastreamento: deve possuir tracking atrelado ao link, rastreando quantidade de leituras, localidade e outros analytics. Infelizmente a tecnologia não possui esse recurso de forma nativa, porém, se integrado com outras ferramentas, o rastreamento e conhecimento do cliente pode ser muito maior.

3. Aumente a visibilidade: visibilidade e tamanho do QR Code são importantes. Colocar por alguns segundos em propagandas, debaixo dos produtos, atrás dos rótulos, isso diminui a aderência. Quanto maior a visibilidade, maior o número de ativações. Mesmo que ele não seja graficamente atraente, já é conhecido pelo público então, tente não mudar muito a estética dele.

4. Otimize para uso em celular: O QR Code é essencialmente utilizado por meio dos celulares, de nada serve incluir um link para uma página que não foi desenhada e desenvolvida para celulares.

DEFININDO O PROPÓSITO E O RESULTADO DESEJADO DO QR CODE

Das muitas aplicações em que o QR Code pode ser útil, existem algumas que já se mostram mais eficientes:

INTEGRAÇÃO COM LOJAS VIRTUAIS

Assim como a Amazon necessita de um QR Code para você entrar na loja física deles, outras lojas físicas utilizam a tecnologia para linkar produtos para venda online. Mesmo sem muito sucesso, diversas iniciativas de lojas virtuais se apoiaram na tecnologia para criar diferentes canais de venda que transitam do off-line para o online. Agora, mais do que nunca, o QR Code passa a ser uma ótima ferramenta para levar o cliente para outras opções disponíveis no online.

ATIVAÇÃO DE CUPONS E PROMOÇÕES

A ativação promocional é a aplicação mais utilizada. O QR Code tem tido muito sucesso quando o objetivo é gerar cupons promocionais e ativar clientes no mundo off-line. A plataforma QRPlus, que gera QR Codes gratuitos, promete gerar os cupons promocionais e integrar com o PDV, fornecendo indicadores e resultados em tempo real da ativação gerada. Com isso, é possível não só mensurar o resultado de campanhas, como também comparar diferentes ações para desenvolver a melhor aplicação possível.

CONTEÚDOS EXTENDIDOS

Mesmo não gerando resultados de venda direta, eles podem ser utilizados para trazer informações adicionais, que podem não ser necessárias para todos os clientes, ou conteúdos em formatos de vídeo e até extensos demais para caber em uma etiqueta padrão. Os QR Codes têm ganhado cada vez mais espaço para permitir que clientes busquem conteúdos online. As aplicações e possibilidades são enormes nesse âmbito.

Desde que você consiga utilizar de forma simples, para o público correto e com o propósito certo, essa ferramenta pode gerar muitas oportunidades e ganhos para o seu negócio. Todos esses exemplos deixam claro que vale a pena utilizar QR Code